Image
Updated on | Posted in Blockchain

Blockchain: os impactos para o futuro no mercado financeiro e digital

Esse texto é uma matéria do UssCyber com a intenção de educar todos aqueles que querem aprofundar o conhecimento em tecnologia.

Você já ouviu falar em Blockchain?

 O blockchain é sem dúvida uma das criações tecnológicas mais extraordinárias atualmente.

 Mesmo com muita gente falando a respeito, algumas pessoas ainda não compreendem bem o que se trata.

 Blockchain é um tipo de banco de dados distribuído projetado para registrar transações da moeda criptografada, extremamente seguro e altamente resiliente. Ele permite que a informação digital seja distribuída ao invés de copiada. Apesar de ter sido inventado para dar suporte à moeda digital, ele vem ganhando novas funções que têm sido desenvolvidas e revela um futuro bastante promissor para o mercado financeiro e digital.

 Quer entender um pouco mais sobre Blockchain e saber mais sobre o futuro dele, como ele poderá revolucionar o mercado financeiro e digital? Acompanhe. 

O que é Blockchain?

 A tecnologia Blockchain faz o registro de uma transação de moeda virtual, de forma que esse registro seja confiável e imutável. Ela registra informações como: a quantia transacionada, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita e em qual lugar ela está registrada. Isso mostra que a transparência é um dos principais atributos da blockchain.

 Blockchain é um tipo de base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. É uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. Cada transação é assinada com o objetivo de garantir sua autenticidade e considerada de alta integridade.

O blockchain não serve para registrar apenas transações financeiras, mas praticamente tudo de valor.

Como pode ser utilizado na prática?

Apesar de não ser aplicável em qualquer situação e negócio, o Blockchain pode ser ótimo para a sua empresa caso necessite fazer registro de informações de maneira confiável e transparente, como, por exemplo, vender ingressos infalsificáveis, registro de terras, registro de identidade, contratos, autenticação de documentos e rastreamento de produtos. Pode parecer que estamos falando de futuro, mas, essas situações já existem e já estão funcionando.

O futuro do Blockchain

 O Blockchain levará um tempo para ganhar a sociedade como um todo. Mas, existem algumas previsões futuras bastante promissoras.

 O mercado financeiro será o primeiro a adotar a tecnologia Blockchain em razão de suas raízes na criptografia. A tecnologia pode reduzir drasticamente a quantidade de tempo necessário para liquidar as transações e ainda poderia adicionar um nível de segurança sem precedentes.  

Mais casos de uso envolvendo Blockchain devem surgir: empresas de hotéis e lazer, empresas automotivas já investiram na tecnologia, empresas de saúde, empresas de energia e mineração e empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações planejam investimento.

Países estão considerando regular o Blockchain isso porque algumas agências governamentais e organizações internacionais já iniciaram o trabalho preliminar para regular a tecnologia.

Investidores continuarão a financiar startups de Blockchain. Além disso, empresas de tecnologia bem estabelecidas também tem interesse em projetos na área.

A Ethereum crescerá em importância, pois, apesar de competir com o bitcoin, o Ethereum é um dos projetos mais interessantes. Porque enquanto o bitcoin só pode ser usado como moeda criptografada, a Ethereum tem muitos outros usos. Além disso, o fato de ser em código aberto é atraente para muitas organizações.

Empresas e organizações reguladoras impulsionarão a interoperabilidade do Blockchain: grandes organizações pretendem se unir em torno de um padrão específico e isso poderá contribuir para acelerar a aceitação de pagamentos baseados em bitcoins e outras soluções.

 Muitas das empresas de tecnologia que atualmente trabalham em projetos de blockchain estão buscando formas de tornar as transações de blockchain ainda mais rápidas e escaláveis.

 A demanda por desenvolvedores e outros trabalhadores com experiência em blockchain provavelmente aumentará muito rápido à medida que a tecnologia decolar.

 O Blockchain pode tornar-se particularmente importante em mercados emergentes, pois a tecnologia blockchain e a moeda criptografada poderiam ajudar o mundo em desenvolvimento a ultrapassar as economias mais desenvolvidas.

 Gostou do nosso post? Então, assine nosso newsletter para mais informações

Leave A Comment